Ansiedade x Gordura Localizada

A ansiedade  é um dos fatores causadores do aumento de peso e pode levar à obesidade se não tratada da forma correta. É muito comum atendermos pacientes no consultório em busca de uma cirurgia de lipoaspiração para tratar as “gordurinhas localizadas” , porém , ao examinarmos a paciente,  muitas vezes identificamos pacientes muito acima do peso ideal para se fazer uma lipoaspiração e que apresentam sinais e sintomas clássicos de alterações relacionadas aos transtornos ligados à ansiedade.  Veja abaixo como podemos conduzir estes casos , para que a paciente possa ao final realizar a sua tão sonhada lipoaspiração de forma segura e efetiva.

Porque muitas pessoas ansiosas descarregam sua tensões cotidianas na comida?

Todos nós estamos em busca da felicidade, porém existem muitas pessoas que não encontram a tal “felicidade” que procuram em todos os momentos de suas vidas. O ato de se alimentar, o ato de comer é considerado por muitos especialistas como um dos maiores prazeres da vida , e várias pessoas então , acabam compensando a falta de determinados prazeres e alegrias comendo de forma compulsiva e exagerada.

A pessoa que se apresenta em constante situação de ansiedade, normalmente se sente um pessoa infeliz e acaba também extravasando esta tristeza “comendo”. Outras situações como momentos de raiva ou tédio, também podem fazer com que a pessoa não tenha como resolver aquela situação e acabe por também descontar na comida, comendo mais do que devia para satisfazer suas frustrações. Estes comportamentos são muito comuns no nosso “mundo moderno” e podem ser compulsivos, tornando-se um transtorno onde a pessoa perde o controle da situação.

O Transtorno alimentar persistente

O descontrole emocional têm varias origens , e no nosso mundo atual podemos citar como exemplos a correria do dia a dia, as pressões no trabalho, nos estudos , as cobranças impostas por varias situações de stress do nosso dia a dia , a convivência muitas vezes difícil com familiares, amigos , colegas de trabalho , ou seja, estes são apenas um apanhado de situações a que todos nós estamos sujeitos a passar ao longo da nossa existência , e tais situações fazem com que os sentimentos tornem-se muito intensos e que por sua vez afetem a nossa mente, tirando muitas vezes o nosso senso e a nossa paz . Aos poucos as reações físicas podem ser sentidas, e logo, a qualidade de vida cai. A intensidade de tais eventos e a repetição crônica de determinadas situações descritas acima podem levar ao descontrole emocional . Essas situações não são difíceis de se ver hoje em dia, ainda mais  com  o nosso país passando por todas estas dificuldades . Agora imagine o que estas pessoas estão sentindo ? O que se passa na mente delas? Como ela está emocionalmente? Essas situações levam à uma tensão definitiva, que só terá fim quando os problemas forem resolvidos ou as pacientes procurarem ajuda especializada.

Caso a pessoa não seja forte o suficiente, é possível que esta fique presa à ansiedade e desenvolva uma série de distúrbios físicos e emocionais em longo prazo. Uma das consequências possíveis é a obesidade. Isso porque a pessoa passa a descarregar sua tensão, raiva e tristeza, comendo, pois a comida gera prazer, e naquele momento pode ser confortável. Mas, aos poucos, esse hábito acaba se tornando uma compulsão, que é conhecida como transtorno da compulsão alimentar periódico.

O desfecho desta historia pode muitas vezes ser triste. A obesidade pode contribuir para desencadear uma série de patologias, como a hipertensão, diabetes, aumento do risco de ataque cardíaco e de ocorrer um acidente vascular cerebral. Tudo isso somado , levam as pessoas à apresentarem também transtornos psicológicos e de convivência social .

Como abordar isso ? Como tratar isso antes de indicarmos uma cirurgia de lipoaspiração ?

Uma vez identificada uma paciente que apresente sinais e sintomas de ansiedade, eu procuro explicar à mesma que existem tratamentos para este quadro de ansiedade, e que muitas vezes a sua queixa de aumento de peso poderá ser tratada com uma cirurgia de lipoaspiração em momento oportuno .Antes disso , a principal conduta será encaminharmos a paciente para o tratamento especializado com suporte psiquiátrico , seguido de uma avaliação do departamento de nutrologia da clínica . Nesta consulta com a nutróloga , serão avaliados importantes quesitos  como os hábitos alimentares e estilo de vida, juntamente com uma bateria de exames clínicos e físicos . Todos estes esforços visam à  uma  “reeducação alimentar e o estímulo à pratica de exercícios físicos” como  forma de tratamento ideal. Em casos selecionados podem ser usados medicamentos de última geração para o controle dos transtornos ligados à ansiedade.

Muito bem, uma vez concluída as etapas anteriores , desde o  diagnóstico da ansiedade até  o tratamento especializado com o serviço de nutrologia e nutrição , as pacientes  então passam a ser acompanhadas de perto pela minha pessoa,  onde poderemos observar a sua evolução no sentido da “perda de peso em excesso” e também as  mudanças alcançadas no que se refere aos  hábitos de vida e alimentares.

Uma vez atingido o peso ideal , entra em ação,  então , o nosso departamento de cirurgia plástica . Agora sim poderemos realizar de forma segura a tão sonhada cirurgia de lipoaspiração para corrigirmos as” gordurinhas” localizadas . A quantidade de gordura à ser retirada vai depender de cada caso e será discutida na consulta especializada .

Portanto fica o seguinte pensamento: “ os melhores resultados estéticos após a  lipoaspiração estão associados à uma correta preparação da paciente para a cirurgia, ou seja , paciente no peso ideal para ser operada podemos esperar excelentes resultados.”

Saiba mais sobre as técnicas de lipoaspiração acessando aqui  a nossa página exclusiva sobre lipoaspiração a laser .

 

 

 

 

Newsletter

Receba informações e novidades do Dr. Rogério Matoso