Bichectomia

Cirurgia para redução das bochechas

O que é Bichectomia?

A Bichectomia é um procedimento cirúrgico realizado para reduzir o tamanho das bochechas, o que deixa o rosto com um aspecto mais harmônico e fino. A procura para este procedimento tem aumentado muito nos últimos tempos, devido à facilidade de acesso ao tratamento cirúrgico e por ser um procedimento relativamente simples.

Mas você sabe como é realizada a cirurgia de bichectomia ?

De uma forma didática, vamos procurar tirar todas as dúvidas sobre a cirurgia plástica que vem fazendo a cabeça dos famosos.

Bichectomia: Cirurgia responsável pelo afinamento dos rostos!

A Bichectomia , nome dado a este tipo de cirurgia,  se refere a um envelope de gordura localizado na região das bochecas. Nos pacientes, onde este envelope gorduroso se encontra aumentado, pode conferir uma aspecto de “bochechas gordas”. Esta disposição anatômica distorcida pode levar à queixas estéticas na região . Esta “bola gordurosa,  possui um formato piramidal, cujo tamanho pode  variar conforme a idade da pessoa e constituição física facial.

Embora seja maior nas crianças esse envelope de gordura passa a ser menor com o avançar da idade. A bola ou gordura de Bichat foi descoberta em 1802, pelo anatomista francês Marie François Xavier Bichat.

Inicialmente este procedimento era indicado para quem tinha problemas locais associados à mastigação,  como por exemplo, de morder frequentemente a bochecha devido ao estreitamento do corredor bucal. Como o tratamento promovia um afinamento e uma suavização da região das bochechas , observava-se no pós operatório uma satisfação estética importante, o que chamou então a atenção para a indicação estética do procedimento .

Com isso, o interesse pela bichectomia aumentou devido às mudanças dos padrões de beleza que elegeram “rostos mais finos” como símbolos de charme e sedução.Deste modo, famosas como Kim Kardashian e Angelina Jolie  ajudaram a popularizar a Bichectomia.

Geralmente o procedimento cirúrgico é realizado para fins estéticos ,através de  uma incisão intraoral e tem uma duração média de aproximadamente 40 minutos a 1 hora, dependendo das condições locais. Como toda cirurgia, é importante que conheçamos as suas particularidades e também os cuidados necessários para que possamos alcançar o resultado tão desejado.

 

Sobre a cirurgia

A cirurgia de Bichectomia é considerada um procedimento invasivo, portanto deve ser realizada em ambiente propicio (bloco cirúrgico) com toda infra estrutura e  segurança. A anestesia de escolha é a LOCAL + SEDAÇÃO .

Através de um incisão intra oral previamente delimitada , realizamos a dissecção dos tecidos adjacentes da mucosa oral no nível de localização anatômica da bola gordurosa de bichat. Através de uma dissecção rombra, identificamos o envelope de gordura, a chamada “bola de bichat” que então é dissecada e luxada (colocada para fora de sua cavidade).

Uma vez identificada a “bola de Bichat, realizamos uma hemostasia cuidadosa deste envelope de gordura e promovemos a retirada cuidadosa da mesma. Tal manobra tem o intuito de evitarmos complicações com hemorragias internas na bocheca que podem ser de difícil controle (presença de estruturas nervosas nobres nas adjacências).

Complicações , como a citada acima, podem levar a processos infecciosos locais , compressões nervosas e fibroses adjacentes, que muitas vezes podem distorcer a região e comprometer o resultado estético final da cirurgia .

É importante realizarmos uma retirada por igual das “bolas de bichat”, dos dois lados do rosto, para com isso evitarmos “assimetria facial” ao final da recuperação pós operatória.

Ao término do procedimento cirúrgico realizamos uma sutura interna, da via de acesso na mucosa da bochecha, com um fio absorvível delicado. A cirurgia tem a duração de mais ou menos 40 minutos a 1 hora.

Como um procedimento estético, a Bichectomia é um excelente recurso para diminuir o tamanho das bochechas. O principal resultado da bichectomia é o afinamento do rosto e o maior destaque das “maçãs do rosto” (região zigomática) e contorno adjacente.

Pós-operatório

A recuperação pós operatória costuma ser  rápida. Inchaços e pequenas equimoses podem permanecer por até 5 dias após o procedimento cirúrgico e são devidamente acompanhados .

Ainda que a cirurgia de Bichectomia seja considerada um procedimento rápido e relativamente simples é importante que o paciente observe alguns cuidados básicos. Com isso, os pacientes garantem a correta recuperação e também podem  perceber o quanto antes os resultados positivos. Recomendações:

  • Cuidados de higiene bucal local
  • Evitar grandes esforços como atividades físicas, práticas esportivas e academia;
  • Não tomar sol durante o período de 7 a 15 dias
  • Tomar a medicação prescrita para o pós-operatório (uso de um antibiótico profilático e medicamentos para dor por até 7 dias)
  • Compressa de gelo local sobre a pele da bochecha (se necessário for e seguindo os devidos cuidados para se evitar queimadura térmica), para evitar inchaços nas primeiras 24 horas.
  • Dieta mais liquida pastosa. Evitar a ingestão de alimentos muito “duros” pelo período mínimo de 48 horas e dar preferência a alimentos gelados para agilizar a recuperação.
  • Evitar o consumo de alimentos cítricos nos primeiros dias

E, por fim, vale a pena lembrar que o procedimento é irreversível, ou seja, a remoção da gordura é definitiva. Quanto aos resultados, estes começam a aparecer após três semanas e a recuperação total é observada após seis meses da data da cirúrgica.

Agende SUA CONSULTA

Informe o dia e o horário de sua preferência. Entraremos em contato para confirmar a disponibilidade.

    Dias da semana de preferência

    [mkt_fields]

    Newsletter

    Receba informações e novidades do Dr. Rogério Matoso